Ricardo Cappra é cientista de dados, filósofo e empreendedor.

RESUMO:

Fundador do Cappra Institute, instituto internacional de pesquisa, consultoria e educação sediado nos EUA, lidera projetos globais que unem dados, inteligência artificial e comportamento humano. É autor do livro Híbridos: o futuro do trabalho entre humanos e máquinas e professor de Pós-graduação e MBA em instituições nacionais e internacionais.

BIO COMPLETA E REFERENCIADA:

É fundador do Cappra Institute, instituto internacional de pesquisa, consultoria e educação sediado nos Estados Unidos, dedicado à Cultura Analítica — campo que investiga e molda como os dados e a inteligência artificial transformam o comportamento humano, o trabalho e a sociedade. Sob sua liderança, o Instituto desenvolve projetos globais, laboratórios e programas educacionais que integram ciência, filosofia e estratégia organizacional, atuando na América Latina e na Europa.

Com mais de 25 anos de experiência em tecnologia, dados e comportamento humano, Ricardo construiu uma trajetória que une prática aplicada e reflexão filosófica. Com formação acadêmica em filosofia, sua investigação concentra-se na interdependência entre humanos, dados e máquinas, analisando os impactos éticos, cognitivos e culturais das tecnologias informacionais e propondo caminhos para uma convivência mais consciente com a inteligência artificial.

É autor do livro Híbridos: o futuro do trabalho entre humanos e máquinas (Alta Books, 2025), obra que consolida suas reflexões sobre o papel do ser humano na era da IA e apresenta uma nova visão sobre o futuro do trabalho. Também é professor de Pós-graduação e MBA em instituições nacionais e internacionais, palestrante e colaborador da MIT Technology Review, onde discute o impacto dos dados e da IA na transformação dos negócios e da cultura contemporânea.

Sua trajetória profissional e intelectual tem contribuído para a transformação analítica de organizações em diversos países, incluindo o Governo dos EUA, Abbott Laboratories, Unilever, B3, Banco do Brasil, Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Sebrae, Rede Globo, Itaú e Ambev, entre outras.

Ricardo Cappra é reconhecido como uma das principais referências globais na interseção entre dados, filosofia e estratégia organizacional, representando uma nova geração de pensadores que unem ciência, tecnologia e humanidade para compreender o presente e desenhar o futuro.

Linkedin
LATTES
ORCID

ÁREAS DE PESQUISA

Ricardo Cappra estuda o impacto dos dados na cultura organizacional, na tomada de decisão e no comportamento humano. Ele explora como a cultura analítica pode transformar organizações (artigos sobre cultura analítica), impulsionar a inovação e melhorar a eficiência estratégica. Seus temas incluem a adaptação das empresas à era dos dados, a interdependência entre humanos e máquinas (ensaios filosóficos), a ética da inteligência artificial e o futuro das decisões baseadas em dados. Ele compartilha insights sobre a evolução da relação entre tecnologia e sociedade, conectando diferentes disciplinas para oferecer um panorama completo sobre o fenômeno da informação.

Principais temas:

  • Cultura Analítica nas Organizações: Como desenvolver um mindset orientado por dados e integrar a cultura analítica ao processo de tomada de decisão corporativa, automatizada pela inteligência artificial.

  • A Revolução dos Dados e da Inteligência Artificial: Como os avanços tecnológicos estão transformando mercados, profissões e o dia a dia das organizações.

  • Interdependência entre Humanos e Máquinas: Reflexões sobre a colaboração entre inteligência humana e artificial no ambiente de trabalho e na sociedade.

  • Ética e Inteligência Artificial: Os desafios e responsabilidades da tomada de decisões assistida por algoritmos e os impactos éticos no uso de dados.

  • Tomada de Decisão Baseada em Dados: Como utilizar dados para embasar estratégias de negócios, otimizar processos e melhorar a eficiência organizacional.

  • Inovação e Dados: Como organizações podem utilizar a análise de dados para fomentar a inovação e se manterem competitivas em um cenário dinâmico.

Contato